KangyurRinpocheSobre.jpg

Sobre a
Fundação

Kangyur Rinpoche

 

 
 
 

Linhagem

No Budismo, a linhagem é muito importante, pois esta garante a autenticidade dos ensinamentos, e dos mestres e alunos que a compõem.

Os mestres que orientam as atividades da Fundação Kangyur Rinpoche, nomeadamente Jigme Khyentse Rinpoche, Tulku Pema Wangyal Rinpoche e Rangdrol Rinpoche, reúnem em si várias linhagens, as principais das quais são: a linhagem de Dilgo Khyentse Rinpoche (iniciada em Jigme Lingpa, Jamyang Khyentse Wangpo, etc.); a linhagem de Dudjom Rinpoche, (vinda de Dudjom Lingpa, etc.) que enfatizam os ensinamentos Nyingma; a linhagem de Kangyur Rinpoche (vinda de Jedrung Rinpoche, etc.) combinando a escola Taklung Kagyu e a Nyingma. E também, a linhagem Sakya (através de S.S. 41º Sakya Trizin e também de Jamyang Khyentse Chokyi Lodrö, etc.).

Deste modo, e seguindo o exemplo de dois dos maiores grandes mestres do século XIX, Jamyang Khyentse Wangpo e de Jamgön Kongtrul Lodrö Thaye, os ensinamentos são transmitidos de acordo com o movimento não sectário, Rime.

SSDalaiLama.jpg

Sua Santidade
o 14º Dalai Lama
(1935 - )

Sua Santidade Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, é o líder espiritual do povo tibetano.

 

​Nascido a 6 de Julho, em 1935, em Takster, uma pequena aldeia no nordeste do Tibete, com dois anos de idade foi reconhecido como reencarnação do XIII Dalai Lama. Desde 1959, data do seu exílio do Tibete, que reside no norte da Índia, e graças aos seus esforços pacíficos pela liberdade e autonomia do Tibete recebeu o prémio Nobel da Paz em 1989.

 

Mestre de uma erudição prodigiosa, Sua Santidade é respeitado como expoente máximo da tradição budista, e universalmente reconhecido, por budistas e não-budistas, como defensor dos direitos humanos e da harmonia inter-religiosa.

A Fundação considera Sua Santidade como um dos seus mestres principais, fazendo todos os esforços para apoiar as suas atividades em prol dos valores humanos, da paz mundial, do enaltecimento do Budismo e da causa do povo tibetano.

 

S. S. Dalai Lama - Ler Mais

SSSakyaTrichen.jpg

Sua Santidade,
41º Sakya Trichen,
Kyabgon Gongma Trichen Rinpoche
(1945 - )

Sua Santidade Kyabgon Gongma Trichen Rinpoche (conhecido como Sakya Trichen) foi o 41º chefe da escola Sakya entre 1958 e 2017, altura em que as responsabilidades de detentor do trono passaram para S. S. Ratna Vajra Rinpoche, o 42º Sakya Trizin.

 

Sua Santidade é considerado uma emanação de Manjushri e do Mahasiddha Virupa, o fundador dos ensinamentos Lamdré. Também foi reconhecido muito cedo como uma reencarnação do grande Mestre Nyingma Apang Tertön.

 

Atualmente a Fundação tem o privilégio de estar sob a orientação de Sua Santidade Sakya Trichen, e de ter recebido a sua visita e organizado os seus ensinamentos em Lisboa, em 2016 e 2019.

S. S. 41º Sakyan Trizin - Ler Mais

Kyabje-Dudjom-Rinpoche.jpg

Kyabje Dudjom Rinpoche
(1904 - 1987)

Kyabje Dudjom Rinpoche nasceu em 1904 no sudeste do Tibete. Estudou com alguns dos principais mestres do seu tempo, incluindo Jedrung Rinpoche, Trinle Jampa Jungne (discípulo de Jamyang Khyentse Wangpo e de Jamgön Kongtrul Lodro Thaye), que foi também um dos principais mestres de Kyabje Kangyur Rinpoche.

 

Dudjom Rinpoche era também um grande tertön e autor prolífico, foi o primeiro líder da escola Nyingma, e a sua importância para o restabelecimento das instituições monásticas no exílio foi determinante, tendo construído mosteiros em Kalimpong, na Índia, Kathmandu, no Nepal, etc.

 

Nos últimos anos da sua vida, ensinou extensivamente na Europa e nos Estados Unidos da América, tendo fixado residência junto a Chanteloube, na Dordogne, em França, onde faleceu em 1987.

Kyabje Dudjom Rinpoche - Ler Mais

DilgoKhyentse.jpg

Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche 
(1910 - 1991)

Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche nasceu em 1910, no Tibete oriental. Entrou para o mosteiro de Shechen, em Kham, com 11 anos, onde iniciou a sua formação com Shechen Gyaltsap, herdeiro espiritual de Mipham Rinpoche e discípulo de Jamyang Khyentse Wangpo e de Jamgön Kongtrul Lodrö Thaye.

 

Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche era um tertön que ensinou e aconselhou inúmeros discípulos, incluindo muitos mestres de todas as tradições do Budismo tibetano, tal como Sua Santidade o Dalai Lama, que o considerava o seu principal mestre de Dzogchen.

Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche - Ler Mais

KTrulshikR.jpg

Kyabje Trulshik Rinpoche
(1924 - 2011)

Kyabje Trulshik Rinpoche nasceu em 1924 no Tibete central e foi um dos discípulos mais próximos de Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche, tendo também recebido muitos ensinamentos de Dzatrul Rinpoche, de Dudjom Rinpoche e de Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö.

 

Foi uma das figuras mais respeitadas do Budismo tibetano, mestre de S.S. o Dalai Lama e chefe da escola Nyingma.

 

Viajava e ensinava frequentemente na Europa, particularmente nos centros associados com a Fundação Kangyur Rinpoche em França e, claro, em Portugal.

 

Kyabje Trulshik Rinpoche - Ler Mais

TengaR.jpg

Kyabje Tenga Rinpoche
(1932 - 2012)

Nascido em 1932, na província de Kham, Kyabje Tenga Rinpoche foi reconhecido, aos sete anos de idade, como a reencarnação do Lama Samten; e tornou-se um dos principais mestres da escola Kagyu.

 

Rinpoche percorreu incansavelmente o mundo inteiro ensinando os seus inúmeros estudantes. A fragilidade da sua saúde e a doença prolongada nunca o impediu de agir até ao fim dos seus dias em benefício de todos os seres.

 

Kyabje Tenga Rinpoche faleceu a 30 de Março de 2012, com 81 anos de idade.

Tenga Rinpoche - Ler Mais